A Câmara Municipal de Almenara, representada pelo seu presidente, vereador Romércio Oliveira Gobira, sediou e participou ontem, 26 de outubro, do Fórum Lixo e Cidadania, evento realizado pela prefeitura municipal através da secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente. O evento teve como objetivo a implantação da Coleta Seletiva Solidária no município de Almenara via Projeto Minas Reciclando Atitudes e Repensando o Futuro.

O evento contou ainda, entre outras, com as presenças do Prefeito Ademir Gobira, Vanda Miranda (Secretária Municipal de Agricultura e Meio ambiente), demais secretários municipais, além de representantes da sociedade civil organizada e entidades que promovem ações em benefício da melhoria da qualidade de vida dos moradores do município.

A propósito, o Fórum propõe um modelo de gestão dos resíduos, incorporando ampla participação dos setores da sociedade na implantação e administração dos sistemas de limpeza pública, através de parcerias, redes de solidariedade que substitua a negatividade do imaginário social em relação aos catadores pelo reconhecimento da cidadania.

Importante frisar que a gestão de resíduos precisa de participação social efetiva para viabilizar alternativas que melhorem as condições de trabalho dos catadores e que também propiciem o melhor aproveitamento dos resíduos. Também faz parte dos objetivos do Fórum sensibilizar a população, geradora de resíduos para uma mudança de padrão de produção e consumo.