A Câmara Municipal de Almenara, representada pelo seu presidente, vereador Romércio Oliveira Gobira, participou e sediou o evento que foi ilustrado também pelos prefeitos Ademir Gobira (Almenara), Antônio Rodrigues (Bandeira - Presidente da Nova Ambaj), Roberto Botelho (Jequitinhonha), secretários municipais, além de representantes de vários órgãos governamentais e entidades.

Os temas centrais apresentados nesse encontro foram: Desafiosna Criação de Cooperativas de Comercialização da Agricultura Familiar e possíveis alternativas para a implementação do S.I.M. (Serviço de InspeçãoMunicipal).

O encontro também foi uma grande oportunidade para unir esforços e compartilhar boas práticas para incrementar o dinamismo da economia local e regional.

PROGRAMAÇÃO:

9h – Abertura

9h30 – O Projeto: Uso do poder de compras para o desenvolvimento local – Fátima Moreira da Silva – Consultora de Políticas Públicas credenciada SEBRAE-Minas.

10h – Alternativas para implementação do Serviço de Inspeção Municipal – SIM. Consorciamento.

11h –Encaminhamentos

13h – Desafios de uma Cooperativa de Comercialização de Produtos do campo – Palestrante: Haroldo Santos Araújo – Gerente de Desenvolvimento Territorial do SEBRAE-MG.

15h15 – Conclusões e encaminhamento dos próximos passos

O evento contou ainda com as presenças de Fátima Santos (Agente de Desenvolvimento Prefeitura de Almenara - Sala Mineira do Empreendedor), Paulo César Gobira Guimarães (Presidente da ACE/CDL/ Almenara), Humberto Rodrigues Pereira (Analista Técnico do Sebrae-MG), Grace Tamires (Assistente Técnica Sebrae-MG), dentre outros.