Na oportunidade viabilizou-se a assinatura do termo de cooperação entre diversas instituiçoes, encabeçado pelo IFNMG, EMATER e Secretaria deAgricultura de Almenara. Trata-se da formação de um grupo de trabalho que atuará em diversas frentes, visando potencializar a produção da mandioca, beneficiamento e comercialização do produto que inclusive já é uma grande festa em Almenara.

O evento foi ilustrado também pelo Professor Fábio Carvalho (IFNM), Vanda Miranda (Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Presidente Codema/Almenara ), Waldech Bahia (Presidente do CMDRS), Lucianara Guimarães (Gerente Regional da EMATER), Joselaine Ferreira e Milene Ângelo (EMATER), Joel Nunes (Secretário Municipal de Administração e Representante do Prefeito Ademir Gobira), Hélio Gomes (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Almenara), Vavá Pereira (Instituto Federal), além de alunos do IFNM/Almenara.

O Presidente Romércio Gobira colocou o Legislativo Almenarense à disposição do grupo e destacou a importância do fomento da produção da mandioca na região, que segundo ele vai gerar empregos e renda para os produtores rurais.