O evento reuniu agropecuaristas, lideranças regionais, comerciantes, dentre outros segmentos da sociedade civil organizada, tendo como tema Inovação e desenvolvimento para a fruticultura regional.

O evento é uma realização do Sebrae Minas, em parceria com o Sinrural de Almenara, com apoio do Banco do Nordeste, Emater, Prefeitura de Almenara, entre outros, cujo público alvo são produtores rurais, empresários e lideranças ligadas ao agronegócio.

O objetivo é conhecer o atual cenário da fruticultura no Brasil, apresentar ideias inovadoras e mostrar as potencialidades para o desenvolvimento da atividade no Médio e Baixo Jequitinhonha. A programação terá a apresentação de painéis com experiências e casos de sucesso de outras regiões e caminhos a serem trilhados para tornar a fruticultura cada vez mais relevante no desenvolvimento do território. Outro tema de grande interesse dos participantes será a apresentação de linhas de financiamento existentes para o setor.

De acordo com o analista do Sebrae Minas Humberto Rodrigues, o seminário é importante para toda a cadeia produtiva, uma vez que a fruticultura tem potencial para ser um dos principais pilares da economia regional. “É um momento para refletir e discutir sobre as possibilidades de inovação e crescimento da atividade, e juntos descobrirmos caminhos para o desenvolvimento do setor, o que certamente irá alavancar a economia da região“ - enfatiza Rodrigues.

O Seminário acontece no Espaço Tendências - Trevo Rodoviário da BR 367, n° 17 - Bairro Cidade Nova, em Almenara

A abertura oficial aconteceu às 8h45m, com Painel Cenários:
Tendências e cenários para a Fruticultura no Brasil, com Mário Ramos Vilela, engenheiro agrônomo, consultor e ex-presidente da Epamig.

- Às10h30: Painel Cenários: Condições fundamentais para o desenvolvimento da fruticultura em uma região, com Rômulo L”aabate Marques, engenheiro agrônomo e um dos fundadores da Sicoob/Credinor

- Às 11h15: Painel Cenários: A importância da Instituição Financeira com foco no desenvolvimento presente no território, com João Nilton Castro Martins, Superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Norte de Minas e Espirito Santo

- Às 11h45: Painel Cenários: Estágio atual da fruticultura no Médio e Baixo Jequitinhonha, com Deny Sanábio, coordenador estadual de fruticultura da Emater.

- Às 13h45: Painel – A fruticultura na valorização do território
- O papel de fomento e experiência de crédito na Fruticultura do Nordeste Brasileiro, com Marco Antônio Araújo Vieira, Gerente Geral da Agência do banco do Nordeste em Almenara e atuação em regiões produtoras do Nordeste

- Experiência no Jequitinhonha, com Nilo Souto, presidente da Associação do Produtores de Fruticultura Irrigada do Jequitinhonha - Aspifije

- Experiência no Norte de Minas, com Saulo Lage, presidente da Associação dos Fruticultores do Norte de Minas – Abanorte.

- Às 16h15: Agenda de trabalho – os próximos passos para a fruticultura, com Rogério Nunes, Gerente Regional do Sebrae Minas no Jequitinhonha e Mucuri

- Às17h00: Enceramento