A Câmara Municipal de Almenara, por intermédio da Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos, Educação, Saúde e Assistência Social, presidida pelo vereador Marconi Pereira Flores (Marconi da Saúde), realizou na manhã desta segunda-feira, 25 de novembro, Audiência Pública na qual se debateu, amplamente, a situação do transporte alternativo e complementar no município. 

A Audiência Pública foi uma proposição do presidente da Casa, vereador Romércio Gobira, por meio do Requerimento N° 19/2019, aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária realizada no último dia 4 de novembro, em virtude da entrada em vigor da Lei Federal N° 13.855/2019, que alterou as Regras do Código de Trânsito Brasileiro, trazendo, como já constatado, prejuízos para o setor transporte de passageiros. 

 

O evento reuniu proprietários de empresas de transporte de passageiros de Almenara e diversas cidades do Baixo Jequitinhonha e contou com a presença dos vereadores Romércio Gobira (presidente da Casa e proponente da Audiência), Marconi da Saúde, Sandro Augustinho, Sérgio Góis, Tôco, Nata da CDN e Mister Euler, Prefeito Ademir Gobira, Tenente Carlos Prates (Comandante do Pelotão de Trânsito/Almenara), Capitão Matheus (Comandante da 48a Cia da Polícia Militar), entre outras autoridades locais e da região. 

 

O presidente Romércio Gobira agradeceu as presenças, lamentou a ausência do DER/MG e outros convidados, destacou a importância da Audiência Pública, esclareceu que no contexto em debate a população não pode, de forma nenhuma ser prejudicada, pois ela tem o direito de ir e vir com segurança, sem qualquer tipo de impedimento.  

 

O vereador Romércio Gobira esclareceu que, diante de todos os esclarecimentos e depoimentos, serão produzidos os encaminhamentos visando a uma outra Audiência Pública a ser realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para, segundo ele, regulamentar o transporte alternativo e complementar no município de Almenara e região. E completou: "Ninguém que andar fora da lei, mas, se existem possibilidades de adequar a mesma à nossa realidade, lutaremos com determinação nesse sentido, uma vez que o único que não pode ser prejudicado é o povo." 

 

Em mensagens de áudio e vídeo, os deputados Zé Silva (federal) e Dr. Jean Freire (estadual) hipotecaram, a exemplo do prefeito Ademir Gobira, total apoio ao Legislativo almenarense sobre a questão em debate. 

 

Os trabalhos da audiência foram conduzidos pelo assessor legislativo Rodrigo Almeida Campos.