Entre as novas medidas, está a reabertura dos serviços não essenciais, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas, respeitando as medidas de segurança e saúde


ALMENARA: Prefeito expede novo decreto, que regulamentará o funcionamento do comércio durante a quarentena

Nesta terça-feira (21), o prefeito de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, Ademir Gobira, expediu o decreto de número 235, que regulamenta o funcionamento do comércio durante a pandemia do coronavírus. 

O novo decreto altera algumas medidas dos decretos anteriores, entre elas a abertura dos serviços não essenciais (entre eles, o Mercado Municipal) que estavam fechados anteriormente, e que agora passam a funcionar das 12 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, com o uso de álcool em gel e a utilização de medidas de distanciamento dentro dos estabelecimentos, além da utilização de máscara, que passa a ser obrigatório não só para os funcionários como para toda a população que precisar sair às ruas, gerando sanções a quem as descumprir. 

Igrejas, sejam católicas ou evangélicas, só poderão realizar cultos – e missas – desde que mantenham no máximo 30 pessoas, estipuladas as regras de distanciamento social e de acordo com o tamanho do templo, ou seja, se o templo for pequeno, só poderá realizar cultos com, no máximo, 10 pessoas, lembrando que todos devem estar protegidos por máscaras, sendo vedada a presença de fiéis acima de 55 anos. 

Velórios só poderão durar, no máximo, quatro horas e sem aglomerações, sendo limitada a presença de 10 pessoas a cada hora da cerimônia. Outra alteração é o não funcionamento do comércio aos sábados. 

A feira de hortifrutigranjeiros passará a ser realizada às quintas e sextas-feiras, das 06 horas da manhã ao meio-dia. Os ônibus da zona rural de Almenara só circularão três vezes por semana. 

Espera-se, com a adoção destas medidas, uma conscientização da população, que deverá seguir as medidas a risco, sob pena de revogação deste decreto e sanções aos infratores. 

Acesso Rápido


Acesso Rápido