A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, apresentou o segundo melhor posicionamento na contenção de crescimento de novos casos da Covid-19 entre todos os municípios pertencentes à Macrorregião Nordeste de Minas: Vales do Mucuri, Médio e Baixo Jequitinhonha e São Mateus.

As maiores taxas de novos contaminados foram entre 400% a 425% de crescimento nas últimas semanas em diversas cidades. Almenara teve apenas 29%, perdendo apenas para Padre Paraíso, com 20%.

O relatório completo foi elaborado pelo Comitê Técnico Cientifico Multidisciplinar de Assessoramento da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) — Campus Mucuri e divulgado no Boletim Epidemiológico da instituição.

Este resultado positivo na cidade de Almenara é reflexo do exemplar serviço prestado pela prefeitura da cidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que vem adotando medidas inovadoras no combate e prevenção da doença. Vale ressaltar que, embora a cidade tenha obtido bons resultados, não é hora de baixar a guarda.

Desde o início da pandemia, a equipe de comunicação da prefeitura, sobre orientação do prefeito Ademir Gobira e do secretário municipal de Saúde, Leandro Brito de Andrade, vem desenvolvendo campanhas de conscientização sobre os cuidados preventivos contra a Covid-19. Todas essas ações foram essenciais para que a cidade estivesse mais segura. Segundo relato, não há em Minas Gerais, nenhuma prefeitura com o padrão de informações divulgadas para a população como em Almenara.

“Quem assume a pasta da secretaria de Saúde está acostumado a lidar com diversas situações na saúde pública. Mas uma pandemia é algo que ninguém nunca está 100% preparado. O êxito obtido até aqui é uma somatória de esforços de diversas mãos. Sozinhos, jamais seriamos capazes de irmos tão longe. Agradeço a todos os envolvidos nesta grande batalha” pontuou o secretário municipal de Saúde, Leandro Brito.

“Ser prefeito já é um grande desafio, em tempos de pandemia a coisa complica ainda mais. Mas, é com o velho ditado: “mar calmo nunca fez bons marinheiros”, é que temos enfrentados esta tempestade com a certeza que logo vai passar. Não está sendo fácil para ninguém, mas, graças a compreensão e cooperação da comunidade, dos apoios recebidos, de um trabalho diuturnamente está vencendo esse mal e vamos sair dessa com a vitória. Ainda esta semana, novas ações serão divulgadas para serem implantadas em Almenara” disse o prefeito Ademir Gobira.

Fonte: Diário do Jequi, publicado em 08/06/2020