Problemas no órgão que bombeia sangue para o corpo colocam pessoas no grupo de risco da pandemia


CORONAVÍRUS: Cuidados com o coração em época de pandemia

Entre 25% e 50% dos brasileiros possuem algum tipo de doença crônica, como câncer, hipertensão arterial, doença respiratória crônica, diabetes e doença cardiovascular. As taxas de mortalidade associadas a essas enfermidades variam de 5% a 10% e, com a pandemia da COVID-19, a atenção e o cuidado com essas pessoas devem ser redobrados. 

Pensando nisso, pesquisadoras vinculadas ao Centro de Pesquisa e Extensão em Nutrição Clínica (Cepenuc), do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), e à Pós-Graduação em Cardiologia, da Faculdade de Medicina (FM), produziram um e-book gratuito com orientações médicas e nutricionais gerais, com ênfase na proteção de cardiopatas. “O paciente portador de doença cardiovascular apresenta maiores taxas de mortalidade associadas à doença”, diz o material. As principais complicações cardiovasculares associadas à COVID-19 são arritmias, isquemia miocárdica, miocardite e choque. 

O livro faz um resumo das recomendações gerais da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) e do Ministério da Saúde (MS). Também traz dicas de como seguir uma dieta adequada, manusear os alimentos, manter a regularidade do sono, entre outras providências que proporcionam qualidade de vida. 

No e-book, objetivo e didático, as pesquisadoras lembram que não há fórmula milagrosa para evitar a COVID-19 e que, portanto, é importante respeitar o isolamento social ficando em casa. Para acessar a publicação, clique aqui.

Fonte: Diário do Jequi, publicado em 09/07/2020

Acesso Rápido


Acesso Rápido