Associação vai otimizar ações das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha e potencializar o desenvolvimento regional


Idealizada pelo vereador Natanael Dias de Sousa (Nata da CDN - presidente da Câmara Municipal de Almenara) com o objetivo de promover a integração regional, a ACAMBAJ - Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha - ganhou muitas adesões e projetou-se assim para otimizar as ações legislativas e potencializar o desenvolvimento regional. 

Depois de várias reuniões e encontros onde se debateu diversos assuntos de interesse comuns coletivos, eis que neste dia 9 de abril de 2.021, data histórica que marca a criação da ACAMBAJ, como bem exemplificou o presidente Nata da CDN: "UNIDAS E UNIDOS, COM DENSA REPRESENTATIVIDADE, AS CÂMARAS MUNICIPAIS DO BAIXO JEQUITINHONHA E OS VEREADORES QUE A COMPÕEM FARÃO MUITO PELO DESENVOLVIMENTO REGIONAL." 

A reunião histórica - na qual foram seguidos rigorosos protocolos de segurança e de prevenção ao Coronavírus - aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Almenara e reuniu Presidentes de Câmaras Municipais de nove municípios, contando com a presença ilustre do prefeito Ademir Gobira, de Almenara, que destacou na ocasião a importância da ACAMBAJ e desejou pleno êxito aos integrantes da entidade. 

Também presentes à reunião: a advogada Dra. Debie Miranda, que atuará de forma voluntária na ACAMBAJ, e o vereador Exupério Ferreira Pires, o popular e competente Peca, ícone incontestável do Parlamento almenarense e regional que na oportunidade representava a presidente da Câmara Municipal de Santo Antônio do Jacinto, vereadora Alaiuza Silva Luz Bandeira. 

Os vereadores presidentes de Legislativos do Baixo Vale do Jequitinhonha que integram a entidade fizeram uso da palavra com muito entusiasmo e boa dose de otimismo. Destacaram com ênfase a criação da ACAMBAJ e demonstraram que estão imbuídos do propósito de tornar a entidade num modelo de instrumento bastante representativo, à altura dos justos pleitos da região. 

presidente da Câmara Municipal de Almenara, também presidente da ACAMBAJ, vereador Nata da CDN, era só otimismo, ao assumir o compromisso de fazer da Associação das Câmaras Municipais do Baixo Jequitinhonha uma alavanca incontestável para otimizar as ações legislativas e potencializar o desenvolvimento regional. Para tanto, convocou os colegas Vereadores a cerrar fileiras neste sentido, buscando apoios diuturnamente neste sentido. 

Ao finalizar sua fala repleta de emoção e felicidade, o Presidente Nata da CDN agradeceu e externou gratidão a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para a criação da ACAMBAJ, a qual, segundo ele, será um marco indelével na busca incessante pelo progresso e pelo desenvolvimento do Baixo Jequitinhonha. 

A Diretoria da ACAMBAJ ficou assim constituída:  

Presidente - Natanael Dias de Sousa 

Vice-Presidente - Vereadora Pabiana Francisca de Souza, da Câmara Municipal de Jacinto-MG  

Primeiro Secretario: Maria Isabel Novais Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Bandeira-MG  

Segundo Secretario: Vereadora Alaiusa Luz Silva Bandeira, da Câmara Municipal de Santo Antônio do Jacinto-MG  

Primeiro Tesoureiro: Vereador Joaquim Sávio Gomes Araújo, Presidente da Câmara Municipal de Monte Formoso-MG 

Segundo Tesoureiro: Vereador Wilson Souza Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Divisopólis-MG.  

Membros do Conselho Fiscal: Vereador Sérgio Lemos Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Joaíma-MG, Vereador Rodrigo Rocha Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Salto da Divisa-MG, Vereador Sabino Aguiar de Souza, Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria do Salto-MG.  

Suplentes do Conselho Fiscal: Vereador Leonardo Feitosa Lima, Presidente da Câmara Municipal de Palmopólis-MG, Vereador Charles Alves Porto, Presidente da Câmara Municipal de Pedra Azul-MG, Vereador Armando Pereira Filho, Presidente da Câmara Municipal de Rubim-MG.

Acesso Rápido


Acesso Rápido