Se acode, ou Sacode — como é carinhosamente conhecido, já viveu dias difíceis que estão registrados no patrimônio histórico do município de Almenara. Mas hoje vê uma nova história sendo construída com importantes avanços que estão sendo conquistados com apoio dos representantes do povo. Para endossar isto, de maneira histórica, o povoado recebeu uma Unidade Básica de Saúde e um moderno Consultório Odontológico que foram inaugurados nesta última sexta-feira, 03 de agosto, onde a Câmara Municipal de Almenara, representado pelo vereador presidente, Romércio Oliveira Gobira, demais vereadores Marconi Pereira Flores (Marconi da Saúde — Secretário da CMA), Luiz Alberto Ferreira Gomes (Luiz Bocão) e Natanael Dias de Sousa (Nata da CDN), se fezeram presentes.

A movimentada solenidade que marcou a inauguração dos dois benefícios foi prestigiada também pelos secretários municipais Leandro Brito (Saúde), Juracy Botelho (Obras e Transporte), Irma Mares (chefe de gabinete municipal), Átila Medeiros (Fazenda), Joel Nunes (Administração), Dra. Isa Cândida (cirurgiã-dentista responsável pelo consultório local), médica Dra. Alexandra Freire, Lorena Ferraz (PAA), Fátima Oliveira (Sala Mineira do Empreendedor), entre outras autoridades locais, servidores de diversos setores da administração 2017/2020 (UM NOVO TEMPO, UMA NOVA HISTÓRIA), moradores da localidade beneficiada e povoados da região.

O médico Dr. Arnaldo Pereira da Silva falou como profissional que agora atua na localidade e em nome da homenageada Maria Pereira Araújo. Ele detalhou a importância dos melhoramentos e agradeceu o Prefeito Ademir Gobira, bem como a todos que envidaram esforços para que a UBS se tornasse uma realidade.

No que lhe concerne, Dra. Carol Pires Vieira, coordenadora do Programa Saúde Bucal do Município de Almenara, salientou o apoio do Prefeito Ademir Gobira, bem como do Secretário Leandro Brito, sendo fundamental para que o moderno Consultório Odontológico se tornasse uma realidade, a exemplo da UBS.

Romércio Oliveira Gobira, que já exerceu com muita competência o cargo de secretário de Saúde do município, fez questão de frisar o quanto era relevante os dois benefícios ora inaugurados e parabenizou o prefeito e sua equipe de trabalho por mais investimentos em área tão especial como a da saúde.

Por fim, enalteceu o trabalho dos demais colegas vereadores da Câmara Municipal, os quais, segundo ele, não têm medidos esforços no sentido de contribuir de forma efetiva para com os inúmeros avanços que Almenara vem experimentando atualmente.

O descerramento da placa comemorativa aos novos benefícios reuniu familiares da saudosa Maria Pereira Araújo, secretário Leandro Brito, vereador Romércio Oliveira Gobira, entre outros, numa vibração repleta de muitos aplausos, pois, ali na Comunidade São José do Prata (Sacode), já existiam as marcas operosas de UM NOVO TEMPO E UMA NOVA HISTÓRIA.

O prefeito Ademir Gobira adiantou que novos melhoramentos chegarão o mais breve no Sacode, tais como uma escola totalmente modernizada, praça e tudo aquilo que estiver nas condições financeiras da Prefeitura de Almenara, mesmo em tempos difíceis e de recursos escassos, pois, seu governo preza por atender às comunidades rurais e ele entende que o meio rural merece toda atenção, a exemplo da sede do município.

Diversas atividades também assinalaram a entrega de benefícios no Sacode: vacinação, ações recreativas, atendimento médico, aferição de pressão arterial, oficinas, emissão de documentos, corte de cabelo e maquiagem, dentro de uma ação cívica social, em parceria com o Sesc e secretarias municipais, da mais extrema relevância para os moradores.