Chefes do Executivo e Legislativo almenarense solicitaram à Leandro Santana que intercedesse junto ao governo estadual por um apoio maior ao sistema de saúde do Vale do Jequitinhonha para assim ser possível a reabertura do comércio em Almenara em caráter de urgência


O prefeito de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, e presidente da Nova AMBAJ - Associação dos Municípios do Baixo Jequitinhonha – Ademir Gobira, e o presidente da Câmara Municipal, Natanael Dias de Sousa (Nata da CDN), se reuniram, nesta segunda-feira (29), em Ponto dos Volantes, com Leandro Santana, prefeito local e presidente da UMVALE - União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha.  

O principal objetivo da reunião foi pedir ao presidente da UMVALE que intercedesse junto ao governo de Minas Gerais por maiores investimentos na saúde do Vale do Jequitinhonha, tornando assim possível a reabertura do comércio na região. Com relação à Almenara, os leitos de UTI que atendem a todos os municípios do Baixo Jequitinhonha foram adquiridos com recursos doados pela prefeitura de Almenara. Já o custeio dos leitos de UTI foi possível através da intervenção política do Prefeito Ademir Gobira junto ao Deputado Zé Silva que por sua vez conseguiu junto ao Governo Federal o credenciamento dos referidos leitos garantindo assim o seu custeio.  

Em todo o momento de pandemia o Governo do Estado esteve ausente do apoio necessário e urgente que o Vale do Jequitinhonha tanto merece. 

Enquanto isso, os comerciantes de Almenara (hoje Almenara tem pouquíssimos pacientes internados) e do Baixo Jequitinhonha têm amargado prejuízos durante a pandemia, o que tem provocado o fechamento de muitos comércios, deixando muitos comerciantes no prejuízo, acabando com suas fontes de renda. A situação tem piorado, sobretudo, agora na onda roxa, que impôs medidas mais restritivas para conter o avanço dos casos da COVID-19 no estado.  

Ademir Gobira e Nata argumentaram com Leandro Santana que interceda junto à Romeu Zema, governador do estado, para apoio com a abertura de um hospital de campanha na região, visto que grande parte dos pacientes que hoje estão internados no HDG não são de Almenara. Hoje, o Hospital Deraldo Guimarães tem sido responsável pelo atendimento de cerca de 250 mil pessoas em todo o baixo Jequitinhonha, o que sobrecarrega o hospital e prejudica a abertura do comércio em Almenara.

Acesso Rápido


Acesso Rápido